Bonito e mais sete municípios recebem capacitação para conselheiros tutelares

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, junho 29, 2022 as 09:21 | Voltar

Social e Trabalho (Sedhast), reúne até amanhã (24) conselheiros tutelares do município de Bonito e região em uma sequência de palestras com o objetivo de trocar experiências e levar mais conhecimento técnico para o dia a dia dos profissionais.

Na abertura do evento, na noite de ontem (22), na Câmara Municipal de Bonito, a superintendente da Política de Direitos Humanos da Sedhast, Ana Lúcia Américo, destacou o constante apoio do Governo do Estado aos municípios de Mato Grosso do Sul e a efetivação de políticas públicas, inclusive com o repasse de recursos financeiros.

“É uma constante do Governo do Estado, por meio da Sedhast, esse apoio aos municípios nas políticas de Direitos Humanos, Assistência Social e também do trabalho. Não só levamos conhecimento técnico, agregando novas informações aos profissionais da área, bem como a constância e aumentos nos repasses financeiros, como os disponibilizados pelos chamamentos públicos e também do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), é uma realidade em nosso Estado”, destacou.

Maria Aparecida Gomes é conselheira tutelar em Guia Lopes da Laguna há seis anos e considerou a ação promovida pelo Governo do Estado como uma ferramenta necessária no dia a dia e que vai agregar no atendimento à população. “Temos muitas demandas diárias e essa é uma necessidade importante que agora está sendo sanada”, disse.

De Jardim, Paula Camargo, secretária executiva dos conselhos municipais da cidade ressaltou a importância dos novos conhecimentos que espera adquirir com essa capacitação. “Detalhes diários que nos permitem executar o trabalho de uma melhor forma, muitas vezes são ressaltados nessas capacitações e permite que a gente atenda melhor a população de uma forma geral”, ressaltou a profissional que diariamente faz o suporte técnico aos conselhos.

Profissionais de Bodoquena, Caracol, Porto Murtinho, Campo Grande e Bela Vista também participam do evento.

A abertura do evento contou ainda com a palestra da secretária municipal de Assistência Social de Ponta Porã, Vera Lúcia de Oliveira, e presença de diversas autoridades, como a secretária municipal de Assistência Social de Bonito, Vânia Mugartt. Elisa Cleia Nobre, secretária da Sedhast, na ação foi representada pela superintendente da SUPDH (Superintendência da Política de Direitos Humanos), Ana Lúcia Américo.

Hoje, as atividades serão realizadas na sede do Sebrae em Bonito. Mais de 60 profissionais estão envolvidos nas capacitações técnicas, dentre participantes, servidores da organização local e servidores da Sedhast que executam a ação.

Leomar Alves Rosa, Sedhast

Fotos: Monique Alves