Conferências Regionais de Assistência Social vão até o dia 24/09

Categoria: Destaque | Publicado: sexta-feira, setembro 10, 2021 as 09:37 | Voltar

O Conselho Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul (CEAS/MS) convocou as Conferências Regionais de Assistência Social. Por região e on-line, as reuniões acontecem até o dia 24 de setembro. As conferências têm como atribuição avaliar a situação da assistência social e definir as prioridades para a esfera estadual e federal, assim como, eleger os delegados para a 13ª Conferência Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul (CONFEAS/MS), com previsão para ser realizada em outubro.

“As conferências constituem-se em instâncias deliberativas que tem como objetivo discutir a partir da realidade municipal, estadual e nacional e fazer proposições. Ela compõe o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e são várias as dimensões deste papel de controle social que é exercido através de um mecanismo que são as conferências. Deve ser observado a gestão da assistência social os usuários, né? E com relação ao controle social é muito importante reforçar essa participação, essa paridade entre a sociedade civil e o Governo que executa essa política, né? Nós estamos agora num período de conferências regionais e no mês que vem estaremos realizando a conferência estadual e é muito importante que a sociedade participe desse processo” pontuou a presidente do CEAS, Maria Auxiliadora Capillé.

A presidente explicou ainda que o controle social é exercido pelos conselhos municipais, pelo Conselho Estadual e pelo Conselho Nacional, e que esse é um dos principais fundamentos dos conselhos, o exercício do controle social.

Durante a Conferência Regional de Assistência Social será apresentado o temário das Conferências 2021, assim como debatido as demandas regionais. Os delegados votarão as prioridades por eixo temático destinado a esfera estadual e federal.

As Conferências Regionais de Assistência Social foram organizadas de acordo com as Regiões do SUAS de Mato Grosso do Sul e pactuadas na Comissão Intergestores Bipartite (CIB/MS).

Confira o cronograma de realização das conferências (links e horários serão divulgados próximos as datas):

Conferência Regional de Assistência Social: Pantanal e Sudoeste 2 e 3/09/2021

Conferência Regional de Assistência Social: Bolsão e Leste 9 e 10/09/2021

Conferência Regional de Assistência Social: Campo Grande e Norte 16 e 17/09/2021

Conferência Regional de Assistência Social: Conesul, Grande Dourados e Sul Fronteira 23 e 24/09/2021

13ª Conferência Estadual de Assistência Social 5 a 7/10/2021

12ª Conferência Nacional de Assistência Social 7 a 10/12/2021

A Primeira Conferência Regional de Assistência Social - Regiões Pantanal e Sudoeste será transmitida pelo canal YouTube nos links: quarta-feira (02/09) https://www.youtube.com/watch?v=XSO8TOqbnmg e quinta-feira (03/09) https://www.youtube.com/watch?v=LsvWEG9xvJQ.

CEAS

O Conselho Estadual da Assistência Social de Mato Grosso do Sul é um órgão estadual de deliberação colegiada do SUAS, de caráter permanente, planejado e continuado de composição paritária entre Governo e Sociedade Civil Organizada, tendo como competência normatizar, consultar, fiscalizar e deliberar a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Superintendência da Política de Assistência Social (SUPAS).

Leomar Alves Rosa, Sedhast

Publicado por: Leomar Alves Rosa