CURSO GESTÃO DO SUAS – Introdutório EaD

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, fevereiro 21, 2022 as 11:01 | Voltar

Capacitação com 27 vídeos produzidos pela Sedhast

O curso é uma iniciativa da Coordenadoria da Escola do SUAS MS “Mariluce Bittar”. Conexão SUAS é um programa estadual de capacitação que estrutura desde de 2017 os processos formativos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Mato Grosso do Sul. Com 27 vídeos produzidos integralmente pelos técnicos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

“Todo o curso foi idealizado pelos técnicos da Sedhast, via Superintendência da Política de Assistência Social. A captação das imagens e a edição do material, também foi realizada por nós. Esse processo, além de se utilizar de 100% da estrutura já existente, otimizou o emprego de recursos. A materialização deste curso é uma mostra de que os valores do serviço público, como o conhecimento dos técnicos, estão a serviço de toda a sociedade. Com hospedagem no site da Escolagov, sem dúvidas esses vídeos serão úteis para os técnicos dos 79 municípios de MS e também para aquelas pessoas que desejam conhecer mais sobre a política de assistência social”, destacou a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre.

O curso é destinado a todos que exerçam função de gestão, de provimento de serviços e benefícios e do controle social do Sistema Único de Assistência Social. É indicado para a participação de profissionais com nível de escolaridade: fundamental, médio, superior e pós-graduados.

Com carga horária de 40 horas, o curso é autoinstrucional e os seus conteúdos encontram-se expostos por meio de videoaulas, complementados por meio de material compilado em apostila, para leitura e aprofundamento.

A técnica da Sedhast, Maira Marcondes, durante a gravação do curso "Gestão da Política e Assistência Social"

A coordenadora da Escola do SUAS MS, Patrícia Noleto, explica que com a ação o Governo do Estado segue no cumprimento de seu dever de orientar e capacitar os servidores públicos, possibilitando-lhes condições de prestar um serviço de excelência aos usuários da Política de Assistência Social.

“A modalidade EaD estava nos planos da Sedhast para a Escola, em razão da solicitação recorrente dos municípios, bem como a necessidade da formação dos trabalhadores do SUAS, que atendem no âmbito da sociedade civil organizada. Em 2020, com o advento da pandemia de Covid-19, tais ações tornaram-se ferramenta mais segura e eficaz para capacitar servidores, gestores e conselheiros municipais. Foram desenvolvidos eventos como webnários, videoconferências, reuniões online, entre outros. Na sequência o desenvolvimento do curso online com noções elementares sobre o SUAS e sua operacionalização denominado Curso de Gestão do SUAS- Módulo Introdutório”, explicou a coordenadora.

Para acessar o curso é necessário realizar uma inscrição prévia no portal Escolagov  http://www.escolagov.ms.gov.br.

Leomar Alves Rosa, Sedhast

Fotos: Monique Alves