Destaque nacional em capacitações na assistência social, MS recebe evento do Ministério da Cidadania no dia 12

Categoria: Destaque | Publicado: segunda-feira, maio 9, 2022 as 09:25 | Voltar

Com mais de 3 mil pessoas certificadas via cursos do CapacitaSUAS, Mato Grosso do Sul é um dos poucos estados da federação que atingiram metas firmadas com o Ministério da Cidadania, via Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast). Agora, em ação que antecede novas oportunidades de cursos, o estado recebe a segunda aula magna sobre "Emergências e Calamidades no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, na quinta-feira (12), às 9h, no auditório da Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, localizada na Rua André Pace, 630, no bairro Guanandi, na Capital.

A ação, capitaneada via Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério da Cidadania, aconteceu pela primeira vez em Santa Catarina (link da primeira aula) e nesta edição contará com a participação da secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre; Christiane Nogueira, secretária municipal de Desenvolvimento Social de Brumadinho (MG) e Norma Valencio, economista, mestre em Educação e professora Sênior do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Servidores da assistência social dos municípios de MS passaram por cursos de atualização na Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, ligada à Sedhast. Isso fez com que o estado entrasse na lista dos 10 estados do país que cumpriram a meta do Ministério da Cidadania e pudesse agora receber novas vagas de capacitação.

Conforme informações da coordenação-geral de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Ministério da Cidadania, para os 10 estados, serão ofertados dois cursos com a carga horária de 120 e 100 horas respectivamente, totalizando 9.000 vagas. Dentre essas vagas, serão 4.500 destinadas para trabalhadores em funções de nível superior e 4.500 para trabalhadores em funções de nível médio. As vagas por estado ainda estão sendo definidas.

A Ação Estratégica de Educação Permanente na Construção de Conteúdos e Saberes para o Sistema Único de Assistência Social – Saberes SUAS é uma iniciativa da gestão federal ancorada nos princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS – PNEP/SUAS.

A aula magna tem como público-alvo profissionais da assistência social, mas também pode ser acompanhada por profissionais de outras áreas e ainda será transmitida pelas páginas do Ministério da Cidadania nas redes sociais.

CapacitaSUAS

O CapacitaSUAS tem como objetivo contribuir com o aprimoramento das funções, capacidades e competências das funções de gestão; do provimento de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais e da transferência de renda; e do exercício do controle social, por meio do apoio aos Estados e ao Distrito Federal na execução dos seus Planos de Capacitação do SUAS.  Em Mato Grosso do Sul o Programa CapacitaSUAS iniciou a sua implementação em 2014, reforçando o aprimoramento dos operadores do SUAS.

Leomar Alves Rosa, Sedhast, com informações do Ministério da Cidadania

Publicado por: tmotta@fazenda.ms