Homenagens e feira inédita marcam a ‘VI Semana Estadual de Direitos Humanos de MS’

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, novembro 9, 2022 as 10:38 | Voltar

Com programação a partir de quinta-feira (10) a ‘VI Semana Estadual de Direitos Humanos de MS’ deste ano homenageia figuras que marcaram a política de direitos humanos no estado, promove oficina com idosos e a ação ‘Humanização a imigração por meio de doações’, no dia 11, e ainda realiza a primeira feira do terceiro setor, na praça Ary Coelho, em Campo Grande, no sábado (12).

“Nossa programação engloba uma série de situações que envolvem a política de direitos humanos. Homenagear aqueles que já prestam um importante serviço a política de Direitos humanos é muito relevante, bem como trabalhar com os idosos e buscar o envolvimento da sociedade com esta política por meio da feira do terceiro setor. São pontos que procuram o fortalecimento dos direitos humanos e ainda dão visibilidade para essa política que merece grande atenção de todos nós” pontuou a superintendente da Política de Direitos Humanos da Sedhast, Ana Lúcia Américo.

Na feira, por exemplo, haverá produtos de artesãos locais, comidas e barracas de Organizações da Sociedade Civil (OSC). Ainda conforme a superintendente da Política de direitos humanos da Sedhast, as atividades do sábado são um momento de visibilidade para muitas pessoas, que no decorrer do dia a dia, acabam passando despercebidas em relação à temática dos direitos humanos. Ana Lúcia explica ainda que a semana é realizada originalmente no mês de dezembro, mas que neste ano foi antecipada para novembro por uma questão logística.

Tocada pela Superintendência da Política de Direitos Humanos da Sedhast, o evento atende também a Lei 4.771/2015, que institui, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, o dia estadual dos direitos humanos. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos humanos são garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana.

As ações da VI Semana Estadual de Direitos Humanos de MS com a parceria de diversos órgãos da sociedade civil e com o apoio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONSEP/MS); Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI/MS); Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso do Sul (CEDCA/MS) Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de MS (CONSEA/MS) e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana (CEDHU/MS).

Confira a programação completa da semana:

Leomar Alves Rosa, Sedhast

Arte: Laucymara Ajala

Publicado por: Leomar Alves Rosa

Publicado por: Selma Teruya Hirokawa

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.