Prêmio Mariluce Bittar reconhece práticas exitosas na política de assistência social de MS; confira os vencedores

Categoria: Destaque | Publicado: quarta-feira, dezembro 8, 2021 as 09:33 | Voltar

O Prêmio Mariluce Bittar, entregue pela Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) na tarde da segunda-feira (6), em evento no auditório da Governadoria, na Capital, é uma forma de reconhecimento dos bons trabalhos desenvolvidos em Mato Grosso do Sul na política de assistência social. Nesta segunda edição do Prêmio, nove categorias foram contempladas, com R$ 40 mil reais entregues no total.

“Durante todo esse período de pandemia os profissionais da assistência social deram além daquilo que podiam. E esse prêmio também é um reconhecimento. Eu entendo que nós trabalhamos no coletivo e que se faltar uma peça nós não chegamos no objetivo que é de atender o público alvo da assistência social. Nós precisamos de pessoas que sonhem como a gente sonha. Nós já somos referência no Brasil e tenho a certeza que com esses profissionais, premiados hoje, e aqueles que lutam diariamente, vamos alcançar ainda mais excelência na execução dessa tão importante política pública”, pontuou a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, na cerimônia de entrega.

Para a psicóloga Paula Ruiz, do município de Rio Verde de Mato Grosso, premiada na categoria de serviços sociassistenciais, o prêmio é um reconhecimento e valoriza o trabalho de profissionais. “Estou muito emocionada e feliz por ter sido premiada. E eu dedico esse prêmio aos nossos usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Sem eles esse prêmio não existiria.  Sou trabalhadora do SUAS há cinco anos e é importante e motivadora [a premiação] para a gente continuar trabalhando e fazer uma assistência social cada vez melhor”, disse.

O senador pelo estado do Acre, Márcio Bittar, irmão de Mariluce, também prestigiou a entrega. “Estar em Mato Grosso do Sul é como estar em minha segunda casa. Essa cidade que acolheu minha família lembra muito a Mariluce. Quero aproveitar para agradecer as pessoas que se inspiraram na história da minha irmã para dar a esse título o nome dela. A Mariluce nos inspirava pela generosidade e pela capacidade de ajudar ao próximo. Para mim é um orgulho pois esse Estado é governado hoje por um querido e grande amigo, Reinaldo Azambuja, que pode fazer algumas homenagens a minha irmã em seu mandato”, agradeceu o senador.

Campo Grande foi um dos municípios premiados

Os projetos finalistas conferidos do primeiro ao terceiro lugar, por categoria, receberam premiação em dinheiro e placas de homenagem. O primeiro lugar ficou com R$ 5 mil reais, segundo lugar com R$ 3 mil reais e o terceiro lugar com R$ 2 mil reais.

Também participaram da entrega do prêmio o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social, Lídio Lopes; Maria Auxiliadora Capilé, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social; Salette Marinho de Sá, superintendente da Política de Assistência Social da Sedhast; Patrícia Noleto, coordenadora da Escola do SUAS MS ‘Mariluce Bittar’ e André Bittar, filho da professora que dá nome ao prêmio.

Mariluce Bittar

Mariluce era graduada em Serviço Social, pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, com mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, e fez pós-doutorado em Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuava como professora da Universidade Católica Dom Bosco nos cursos de graduação e no programa de pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado (PPGE-UCDB). A professora faleceu em fevereiro de 2014, vítima de câncer.

A transmissão do prêmio pode ser revista neste link e os vencedores a seguir.

CATEGORIA: SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS

MUNICÍPIO: CAMPO GRANDE

PRÁTICA: SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19

AUTORA: PSICÓLOGA – LARISSA SOUZA TEIXEIRA