Representantes de IES destacam importância do Vale Universidade e reforçam apoio ao programa

Categoria: Destaque | Publicado: segunda-feira, fevereiro 7, 2022 as 09:53 | Voltar

Em reunião na tarde desta quinta-feira (3), representantes de Instituições de Ensino Superior (IES’s) puderam conhecer de perto mais detalhes do processo seletivo 2022 do Programa Vale Universidade e ainda propuseram ideias para o aperfeiçoamento do programa. Na sede da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), os representantes foram recebidos pela titular da pasta, Elisa Cleia Nobre, e o secretário em substituição, Adriano Chadid.

Conforme o secretário, a presença dos representantes das IES fortalece ainda mais o programa Vale Universidade e aproxima a gestão pública das instituições que trabalham diariamente com o acadêmico. “Foi uma reunião muito produtiva e bem dinâmica. Ouvimos as instituições que colocaram ideias interessantes que vamos estudar e analisar para as próximas edições de processo seletivo. Também podemos ouvir deles um retorno muito positivo de como os acadêmicos de Mato Grosso do Sul e suas famílias são impactados com esse programa tão abrangente do Governo do Estado. Com o reforço ainda maior desta união, tenho certeza que o Vale Universidade chegará ainda mais longe nesta edição, beneficiando a quem precisa”, pontuou.

O representante da Uniderp, Gledson Pereira, destacou a grande divulgação do processo seletivo neste ano e ainda elogiou a iniciativa da Sedhast. “O Vale Universidade faz um papel de facilitador na sociedade. Isso é muito positivo, bem como o olhar da Sedhast em busca de ideias para melhorar ainda mais o programa”.

Pró-reitor na Unigran, Vinicius de Oliveira, também destacou o papel da coordenação do Vale Universidade e propôs ainda a realização de eventos com os acadêmicos do programa. Fala reforçada pela diretora da Faculdade Estácio de Sá em Campo Grande, Danieli Biacio. “Nós buscamos, de todas as formas, incentivar os alunos a se inscreverem no programa com apoio direto e dando informações sobre o programa. Trabalhar o acadêmico é um ponto positivo no programa”, ressaltou.

No Vale Universidade, o acadêmico beneficiário cumpre estágio de 20 horas semanais diretamente ligado à sua área de atuação. Esse contato direto contribui para seu futuro profissional e já o integra com a realidade de sua área de trabalho.

                                          Rodrigo Pereira, diretor da Novoeste, também se colocou à disposição para reforçar com os acadêmicos da instituição o processo seletivo deste ano. “Quando o aluno tem o Vale Universidade, ele consegue finalizar a sua graduação. Fico muito feliz com isso e vou reforçar esse processo na instituição”, registrou.

Também participaram da reunião a superintendente de Projetos Especiais, Eliane Alcarás; Karla Sandim, coordenadora do programa Vale Universidade; Leila Maciel e Estevão Palma, representando o Senai; Christiane Sarate, diretora acadêmica do Insted; Ângela Marta e Maria Ana representando a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Professor Edilson Zafalon, representando a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Jackeline Pereira, representando a Unaes; Katia Juliane e a pró-reitora, Erika Ferri, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Processo Seletivo 2022

Acadêmicos de Mato Grosso do Sul podem realizar inscrição no Programa Vale Universidade por meio do endereço eletrônico www.valeuniversidade.ms.gov.br até o dia 22 de fevereiro. Neste ano o programa do Governo do Estado oferta 1 mil vagas. No Vale Universidade o Governo do Estado, dentro de um teto estabelecido, paga até 70% da mensalidade, a Instituição de Ensino outros 20%, cabendo ao acadêmico o restante.

Texto e fotos: Leomar Alves Rosa, Sedhast

Publicado por: Leomar Alves Rosa

Publicado por: Selma Teruya Hirokawa

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.