Veículos adaptados são entregues e vão facilitar vida de pessoas em Dourados, Três Lagoas e Selvíria

Categoria: Destaque | Publicado: segunda-feira, fevereiro 7, 2022 as 09:51 | Voltar

A Residência Inclusiva de Dourados, Residência Inclusiva de Três Lagoas e a Organização “Lar do Idoso Paulo de Tarso”, no município de Selvíria, agora contam com veículos novos e adaptados com elevador para cadeirante, com acionamento por controle remoto e sistema manual para acionamento de emergência. Os carros foram entregues nesta sexta-feira (4) pela titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, o secretário em substituição, Adriano Chadid, e o deputado federal, Luiz Ovando.

Os veículos são Chevrolet/Spin, tipo mini van, e irão propiciar maior conforto aos usuários, viabilizando atividades integrativas entre as unidades socioassistenciais e a comunidade, e garantindo o deslocamento dos usuários com dificuldades de locomoção para participação em atividades fora do serviço de acolhimento.

O convênio, com recursos do mandato do deputado federal, é via plataforma Mais Brasil, do Ministério da Cidadania, no projeto “Estruturação da Rede de Serviços do Sistema Único de Assistência Social – SUAS” e passam da casa dos R$ 480 mil reais.

Veículos conferidos pelos secretários e o deputado federal, já saíram abastecidos para seus destinos

Para Adriano Chadid, a concretização do convênio é motivo de alegria, pois os veículos chegam em boa hora e vão atender com mais qualidade as pessoas que precisam. “Sem dúvida as pessoas com deficiência atendidas nestas instituições contarão com mais qualidade a partir de agora. É uma satisfação muito grande realizarmos essa entrega”, disse.

O deputado federal Luiz Ovando reforçou que as ações parlamentares devem atender a sociedade e que se sente gratificado com a entrega. “Temos conseguido fazer um bom trabalho por Mato Grosso do Sul e vamos prosseguir”, pontuou, elogiando ainda a parceria com o Governo do Estado e os diversos órgãos da administração estadual.

Para Valquíria Siqueira, diretora do Lar do Idoso em Selvíria, acompanhado do voluntário no Lar, Valdeci Mariano, o veículo é mais do que bem-vindo. “Tínhamos um carro que só vivia quebrando e agora vai ser diferente com esse veículo novo. Só temos a agradecer. É bom quando temos pessoas que olham para nós”, disse.

Também participaram da entrega dos veículos a superintendente da Política de Assistência Social da Sedhast, Salette Marinho de Sá; Tatiane da Paz, primeira-dama e gestora municipal de assistência social em Selvíria, além de coordenadores e técnicos da Sedhast e assessores do deputado federal e da Prefeitura de Selvíria.

Residência Inclusiva

A Residência Inclusiva é uma unidade que oferta Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar.

O Serviço tem como finalidade propiciar a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária, a participação social e comunitária e o fortalecimento dos vínculos familiares com vistas à reintegração e/ou convivência.

Texto e fotos: Leomar Alves Rosa

Publicado por: Leomar Alves Rosa